Pular para o conteúdo principal
Chuva com raios: tire os aparelhos da tomada

Proteja seus eletrônicos durante a chuva com raios:

Você sabia que o Brasil é o líder mundial na incidência de raios por ano, principalmente nas estações mais quentes, como a primavera e o verão? É por isso que em dias de chuva com raios é preciso tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, e essa é a única maneira de evitar possíveis aparelhos queimados.

Chuva com raios: qual o risco para os aparelhos?

Os fenômenos El Niño e La Niña são uma das causas do número elevado de raios registrado no país, segundo o que apontou o último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Nasa, a agência espacial norte-americana. É por isso que é tão importante tirar roteadores e outros aparelhos eletrônicos da tomada durante temporais.

Os raios se formam quando o atrito entre partículas dentro das nuvens gera um excesso de carga, que ao ser descarregada pode atingir a rede elétrica da sua casa ou empresa, danificando não só o equipamento de internet, mas também qualquer eletrônico que esteja conectado na tomada – ainda que esteja desligado.

Vale lembrar que estabilizadores, filtros de linha e nobreaks têm como função lidar com pequenas variações na rede elétrica, mas não têm utilidade quando se trata de descargas de grande porte, como as causadas por raios.

No site da CPFL Energia – responsável pelo fornecimento de energia em 4 estados do país, é possível encontrar dados específicos sobre quedas de raios em São Paulo:

“De acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só no Estado de São Paulo, onde estão localizadas sete distribuidoras do Grupo CPFL, foram registrados 1,6 milhões de raios entre janeiro e outubro de 2017, uma média de 5,557 mil descargas atmosféricas por dia.”

Em dados mais recentes, o INPE mapeou mais de 10 mil ocorrências de raios entre 1º de janeiro até 27 de março de 2018, e no ranking sobre cidades da baixada Santista com maior incidência de raios, São Vicente aparece em 3º lugar, Praia Grande em 6º e Cubatão em 7º.

A chuva com raios queimou seu aparelho?

Os equipamentos danificados por danos elétricos somente são ressarcidos pelas concessionárias de energia caso seja comprovado que o dano foi realmente provocado por uma falha de distribuição da companhia de energia. Para fazer a solicitação basta entrar no site da concessionária de energia e fazer contato.

Ainda assim, a melhor opção é sempre evitar o dano, tirando todos os aparelhos da tomada durante a incidência dos raios.
Cabos telefônicos, de TV a cabo ou antenas também podem conduzir descargas elétricas, e o aconselhável é desconectar esses cabos dos aparelhos.

Entenda como os raios se formam, o porquê da alta incidência no Brasil e quais as melhores maneiras de evitar acidentes: 

O sinal da internet está instável ou o roteador não está funcionando?