Pular para o conteúdo principal
imagem fundo amarelo com mão segurando celular aberto no instagram, em referência ao Dia do internauta

Dia do internauta: conheça a história do WWW

Caro internauta, você já parou para pensar em quando a comunicação tinha um significado diferente do que tem agora? Uma época em que ainda se utilizavam disquetes, cartas e telefones que não lembram em nada os smartphones atuais.

Dia 23 de Agosto marca o Dia do Internauta, o que nos lembra de como a evolução da internet possibilitou que tenhamos meios de comunicação mais rápidos.

A internet nasceu como um emaranhado de computadores conectados entre si, que compartilhavam protocolos e normas de conexão, e estava acessível a um grupo limitado de pessoas.

Trabalhadores das empresas de comunicação e tecnologia avançada se comunicavam e compartilhavam informações através do correio eletrônico ou de arquivos. Imagine que nesse tempo um disco rígido de 10 Mb era quase um luxo.

imagem com computadores antigos e disquetes, contando a história do Dia do internauta

Essa situação não era nem um pouco favorável para a comunidade científica, ainda mais pela crescente necessidade de trocar informações e compartilhar conhecimento. E foi a partir dessa inquietação que tudo começou a mudar. 

 

Tim Berners-Lee e a revolução na forma de trocar informações

O ano é 1989. Um jovem físico e cientista londrino ainda não sabia, mas iria mudar a comunicação mundial.

Em 1980, Tim Berners-Lee recebeu uma encomenda da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) que consistia na criação de um banco de dados com os recursos humanos e modelos de softwares da CERN.

Foto de Tim Berners-Lee, criador do WWW, palestrando

Esse foi um trabalho pontual que o físico e cientista tirou de letra em poucos meses. Ao utilizar o conceito ainda pouco conhecido de hipertexto, que é quando uma página leva a outra e direciona a pessoa para uma nova informação, deixou uma boa impressão na Organização Europeia.

Assim, foi convidado para fazer parte da equipe em 1984. No ano seguinte Tim Berners-Lee criou o HTTP – que é o protocolo de transferência de hipertexto, a linguagem HTML – a linguagem que cria as páginas, o identificador uniforme de recursos – mais conhecido como URL, o primeiro navegador e servidor e as primeiras páginas web.

números binários, parte essencial da programação

Em 1989 chegou a encomenda que seria o grande marco da vida de Tim Berners-Lee – e do mundo: a criação de um sistema para que os cientistas pudessem compartilhar informações internacionalmente. Ou seja, páginas com informações dentro da internet, de maneira que outras pessoas pudessem ter acesso, expandindo a troca de conhecimento e informação.

 

O dia do internauta: nasce o WWW

Em 23 de agosto de 1991 nasceu o WWW, que significa World Wide Web. A tradução é Rede Mundial de Computadores, e foi isso que transformou o mundo de forma definitiva.

Foto plano detalhe de um computador com navegador aberto, com WWW digitado

A teia de informações que se hospedam na internet começou com pouquíssimos servidores. Em janeiro de 1993 contava apenas com 50. Em outubro do mesmo ano o número havia sido multiplicado por 10. Em 1994, as webs disponíveis eram menos de 3.000, e em 2014, o número já passava de 1 bilhão.

A explosão de usuários desse extraordinário meio de troca de informações continua se expandindo cada vez mais, e não só em quantidade, mas também em qualidade. Nesse sentido, a internet consegue ultrapassar várias fronteiras dentro do quesito conhecimento.

imagem de um mapa mundi, em cor azul, com várias linhas interligando os países, simbolizando o que a internet faz

Se você ainda tem alguma dúvida, vale lembrar que internet e WWW não são a mesma coisa. A internet já existia antes da criação do World Wide Web, como mostra a história acima. A diferença entre elas é que a internet é a rede que possibilita a comunicação enquanto que o WWW é o espaço onde estão armazenadas as informações e páginas da web, tal como conhecemos. 

 

E por falar em informações, atualmente encontra-se de tudo na internet. Desde uma receita de bolo até instruções de como trocar os pneus da sua bicicleta. Você consegue ainda aprender outros idiomas pela internet, estudar e ainda receber diplomas e/ou certificados de cursos. 

plano médio, mulher negra, digitando em notebook

Até na hora das compras o WWW ajuda, e nada melhor do que economizar nas compras online. E o detalhe é que todas essas informações ainda podem vir em diferentes formatos como: textos, vídeos, áudios, fotos, etc. Mas isso você já sabe.

Basta você pesquisar da maneira certa e otimizar seu tempo, pois absolutamente tudo (ok, quase tudo) se encontra na teia de informações digital, e ter acesso a ela é um direito. 

A comunicação e a liberdade de expressão são direitos garantidos segundo o Artigo 5º da Constituição, então de fato, ter acesso à internet é um direito seu. Contudo, ainda existem alguns desafios no país para que a Inclusão digital no Brasil alcance toda a população.

 

Quer receber mais conteúdos e ampliar seus conhecimentos? Cadastre seu e-mail abaixo para receber a nossa newsletter com novidades e promoções Netion:

Tags