Pular para o conteúdo principal
Os e-books podem ajudar a criar o hábito de leitura

Saiba como redes sociais podem incentivar o hábito de leitura

Assim como no Tinder, em que você dá match com os/as crushs, no mundo digital tem uma dupla que pode sim se envolver e ter uma história digna de novela. Esse casal perfeito é composto pelas Redes Sociais e o Hábito de Leitura. À primeira vista, essa combinação parece ter um destino sombrio, como o enredo de Romeu e Julieta. Contudo, é possível fazer esse casal dar certo:

Redes Sociais e Hábito de Leitura: como fazer essa dupla dar match

Tá com o celular em mãos? Então pega o café e segue lendo pra descobrir como as redes sociais podem estimular o hábito de leitura

Assim como todo mundo pode viver uma história de amor com os livros, muita gente revira os olhos só de pensar em passar horas fazendo a mesma coisa, sem desviar a atenção nem por um segundo, e se desviar, correr o risco de perder alguma informação.

Mas você já parou para pensar que é exatamente isso que você faz durante as horas em que passa na internet?

via GIPHY

Se você teve más experiências com a literatura e os livros em geral, seja porque foi obrigado(a) a ler aqueles livros clássicos mais longos do que sermão de mãe/pai, seja porque na escola odiava a matéria de Português e Literatura, não se preocupe. Vamos te dar 4 dicas para vencer essa e outras barreiras que te separam da paixão avassaladora pelos livros.

Se você é do time do “Ler pra quê, assistir vídeos no Youtube é bem mais legal”, presta atenção:

Dica 1: comece com os livros de youtubers!

A nossa primeira dica traz uma lista com 6 livros de youtubers do nicho de games, entretenimento, cinema e dicas de beleza.

 

- Trilogia Authentic Games

O youtuber gamer AuthenticGames tem uma trilogia lançada, além de livros com teor autobiográfico e uma série no formato de revista em quadrinhos, com e-book gratuito para assinantes do Kindle Unlimited. Se você não conhece esse serviço da Amazon, saiba mais sobre esse serviço de assinatura de e-books.


- O Diário Secreto - Gusta Stockler:

Se você se interessa por cinema, já deve ter assistido aos vídeos com incríveis efeitos especiais do Gustavo Stockler, do canal Nomegusta e GustaTV. E se você também se interessa por conteúdos sobre criatividade, vai adorar o livro dele, “O Diário Secreto”. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gusta (@gusta) em

Com dicas que vieram de sua experiência, Gusta Stockler incentiva a tirar sonhos do papel, trazendo inspiração em forma de dicas objetivas, que podem ser aplicadas a outros nichos de interesse, não só para criar um canal no youtube.

 

- Dois Mundos, Um Herói: Uma Aventura não Oficial de Minecraft (volume I)

Rezendeevil é autor de uma trilogia que simula a vida dentro do jogo Minecraft, além de também ter lançado um livro autobiográfico, o “Muito Prazer, Rezendeevil. Minha Vida Antes e Depois do Youtube”.

 

-  Azeitona – Bruno Miranda

Bruno Miranda é um youtuber que começou sua história com um canal sobre livros, e hoje seu foco é produzir vídeos de comédia, tendo como contexto situações comuns da rotina. 

“Azeitona” apresenta Ian e Emília, dois jovens que entram em um reality show sobre casais adolescentes que serão pais. Só que eles não são nem namorados, nem futuros pais. 

 

- As coisas mais legais do mundo - Karol Pinheiro

Karol Pinheiro já foi editora da Capricho, e hoje comenda o canal que leva o seu nome. Além das dicas de relacionamento, Karol também produz vlogs com dicas de viagem, moda e assuntos de beleza.
No livro “As coisas mais legais do mundo” ela escreve sobre sentimentos em 100 textos inéditos.

 

- O guia para ser você mesma – Lia Camargo & Melina Souza

Lia Camargo é blogueira e youtuber, e fala de assuntos como moda, maquiagem e viagem.
Melina Souza é blogueira e youtuber, e aborda temáticas literárias, dá dicas de fotografia e organização.
As duas se uniram para escrever um livro com dicas de estilo e beleza, que serve como inspiração para quem quer escrever ou aprender a tirar fotos bonitas.

A maioria dos livros de youtubers tem uma linguagem bem fácil de ler, e estimula que você consiga ler vários livros ao mesmo tempo, no mesmo mês, no mesmo ano.


Mas como sustentar o hábito de leitura se livros no geral custam caro?

Dica 2: use as redes sociais e a internet para encontrar promoções, trocar livros e para ler e-books.

Dá pra ler livros no seu celular, gastando bem menos do que comprando livros físicos.

O livro impresso é caro, e muitas vezes fica difícil incluir a leitura na lista de prioridades, mas talvez uma dessas possibilidades funcione para você:

- Visite a biblioteca pública da sua cidade, se associe e VOILÁ: tenha acesso a um acervo que pode incluir livros didáticos e revistas, além dos livros de literatura.

- Pesquise no Google ou no Facebook se existem Sebos de Livros na sua cidade. Os preços dos livros costumam ser bem atrativos, e geralmente é possível trocar os que você já possui por créditos para aquisição de outros livros.

- Comece a ler e-books (também chamados de livros digitais). Lojas online como Amazon e Saraiva têm aplicativos onde você acessa e lê os e-books que comprou, e a Amazon tem um serviço de assinatura de e-books que vale muito a pena, o Kindle Unlimited. Já falamos dele em um post especial sobre o Dia Mundial do Livro, e nesse mesmo post também têm dicas de aplicativos para quem quer descobrir outros tipos de leitura.

- Organize feiras de troca e venda de livros na sua escola. A hora do intervalo é ótima para espiar as redes sociais, mas também é perfeita para te levar para perto da sua nova paixão: os livros. Sugira a ideia para algum professor, e peça para ele ou ela conversar com a diretoria. Se a ideia for aprovada, reúna os colegas no grupo da turma e faça essa feira acontecer.

Ainda não acredita que o match entre Redes Sociais e Hábito de Leitura vai render uma história tão longa quanto Harry Potter? Então se liga na próxima dica:

Dica 3: busque indicações de livros de investigação, suspense ou que sejam curtinhos.

jovem lendo um livro

Para facilitar a sua vida, se liga nessa lista que mistura vários autores referência do gênero de romances policiais:

- Agatha Christie:

Conhecida como a “Rainha do Crime”, a especialidade dessa autora britânica é conduzir o leitor por histórias cheias de mistério, reviravoltas e desfechos surpreendentes. Você pode escolher qualquer um dos livros dela para começar a sua aventura, e um dos mais conhecidos e indicados é o “O Misterioso Caso de Styles”, que apresenta o detetive mais famoso criado por Agatha: Hercule Poirot.

 

- Sir Arthur Conan Doyle:

O britânico criador do icônico detetive Sherlock Holmes tem diversos contos que podem conquistar de vez sua atenção. Comece com “Um estudo em vermelho”, e a partir daí vai ser difícil não repetir “temos um Sherlock Holmes aqui” quando seus amigos fizerem observações óbvias sobre qualquer assunto.

 

- Edgar Alan Poe:

Para quem gosta de mistérios envoltos em terror e suspense, Poe é um dos mais famosos escritores do gênero, e seus contos são capazes de conquistar 100% da atenção dos leitores. “Assassinatos na Rua Morgue” é um dos títulos mais famosos do autor, junto com “A Máscara da morte escarlate”, “Gato preto” e “O Corvo”.

 

- Stephen King:

Seguindo nas indicações para quem gosta das histórias de terror, King dispensa apresentações. Escritor de livros como “It: a coisa”, “O iluminado” e “Carrie, a estranha”, tá aqui um escritor para te deixar acordando durante a noite, seja devorando seus livros, seja torcendo para que o barulho que você ouviu no quarto ao lado seja só a sua imaginação...

 

- Gregg Hurwitz:

“Você está sendo vigiado” foi uma das primeiras obras traduzidas no Brasil do escritor norte-americano, que vem se destacando no gênero policial, mesclando suspense e investigações frenéticas, em livros de tirar o fôlego.

Os livros de Agatha Christie, Conan Doyle e Poe são comumente lançados em formato de bolso, o que facilita o transporte e a aquisição, já que os preços costumam ser bem mais atraentes. Eles também costumam ser presença frequente nos sebos e nas promoções de livrarias online.

Além dos livros do gênero de romance policial, separamos uma dica bônus que traz uma lista de livros de variados estilos, mas que tem uma coisa em comum: foram inspirações para filmes.

Dica número 4: leia livros que deram origem a filmes, e desafie-se a listar tudo o que mudou de um formato para outro. 

- As vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky.

Se você é adolescente, e acha que a escola é um dos períodos mais loucos da vida, pre-ci-sa ler esse livro e assistir ao filme. O formato da narrativa do livro é através de cartas, então quando você menos espera já terminou de ler.

- Extraordinário, R. J. Palacio.

Outro livro que deu origem a um filme incrível e sucesso de bilheteria, é uma leitura dinâmica e emocionante.

- Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis.

Um morto escrevendo um livro! Tem coisa mais original? É com esse humor ácido de Machado de Assis que você vai desaprender a odiar (alguns) livros clássicos. Além disso, o Machado foi um grande contista – tipo de texto narrativo mais curto que o romance – e pela rapidez da leitura, qualquer um de seus contos também é uma boa forma de começar a ler. Experimente começar com “A cartomante” ou “Missa do galo”.

 

O hábito de leitura pode sim ser adquirido em qualquer idade, basta que você encontre o gênero que mais funciona para despertar sua atenção. E além da leitura propriamente dita, de pegar um livro e folhear páginas, existem outras formas de ler – utilizando outros formatos e outros sentidos. 

Confira 3 dicas infalíveis para gostar de ler e aprenda a ver a literatura com outros olhos.

Além disso, você também pode buscar dicas de livros nas redes sociais, como no Instagram, que possui milhares de contas dedicadas a falar sobre livros, ou ainda pesquise booktubers no Youtube, os youtubers que se dedicam a fazer vídeos de resenhas de livros.

Quer sugerir algum conteúdo ou dar dicas? É só seguir a @netiontelecom no Instagram e mandar uma DM por lá.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por NETION Telecom (@netiontelecom) em