Você sabia que pode pagar boleto vencido em qualquer banco?
Desde novembro de 2018 pagar boleto vencido deixou de ser uma dor de cabeça. Antes era necessário ligar para quem emitiu a fatura, pedir que ela fosse atualizada com os juros e as multas de acordo com o atraso, e então ir até a rede bancária específica para quitá-la. Agora isso é coisa do passado.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou um sistema chamado Nova Plataforma de Cobrança (NPC) para facilitar o cruzamento de dados de pagamentos entre as instituições bancárias e quem ganha com isso é o consumidor. Ela serve para quase todo tipo de boleto, como conta de luz, água, doações, cartão de crédito e até mesmo sua fatura de internet. Contudo, a nova facilidade não vale para boletos de impostos ou tributos, como IPVA e IPTU.
Como pagar boleto vencido no caixa de qualquer banco, app ou lotérica?
Com a implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC) dá para pagar boleto vencido em qualquer banco, através do caixa eletrônico, do aplicativo do seu banco ou na lotérica. Essa facilidade vale para boletos em que constem CPF/CNPJ do pagador e do emissor, além de dados comuns, como o valor e data de vencimento.
Na hora do pagamento o próprio sistema atualiza o boleto, mostrando na tela o valor atualizado, incluindo juros, encargos e multas.
Caso você escolha pagar o boleto na lotérica ou no caixa do banco, sem ser o eletrônico, é necessário que você tenha em mãos o boleto impresso, uma vez que pode ser que o atendente não aceite só o número do código de barras.
A NPC vai impactar mais de 4 bilhões de boletos que são processados anualmente pelas instituições financeiras. Se na hora de realizar o pagamento o seu boleto ainda não estiver contemplado com esse novo serviço, basta contatar o emissor do boleto para quitá-lo e solicitar a adesão ao NPC.
>> Leia mais sobre a implantação do novo sistema. <<
O que você ganha com isso?
Além de deixar de gastar papel para reimprimir boletos você gasta menos tempo em bancos, pois agora pode optar por aquele que tiver a menor fila. Isso também contribui para a transparência na transação. Sob o seu CPF a empresa passa a prestar contas de forma mais detalhada, diminuindo os casos de lavagem de dinheiro.
O comprovante também está muito mais detalhado. Com ele você entende exatamente o que está pagando e se está de acordo com o contrato firmado. Isso ajuda a melhorar a gestão de recebimentos de pagamentos da empresa que emitiu o boleto. Ou seja, é mais praticidade para todo mundo.
O NPC também conseguirá evitar que o indivíduo que está pagando o boleto caia em alguma fraude, pois na hora do pagamento o sistema verifica os dados do recebedor e em caso de alguma inconsistência o documento é recusado.
>> Veja dicas para não ser soterrado pelos boletos e não atrasar mais suas faturas <<
Lembrando que essa facilidade não vale para boletos de impostos ou tributos, como IPVA e IPTU.