7 dicas para pesquisar no Google como um profissional
Pesquisar no Google parece algo muito fácil, afinal, é só abrir o buscador e digitar o que deseja encontrar. Porém, o que a maioria delas não sabe é que é possível melhorar suas pesquisas apenas utilizando alguns macetes simples, mas que vão além de saber quais palavras digitar.
Além de tornar a procura mais específica, isso ajudar a achar desde resultados similares até o que outras pessoas pensam sobre o assunto. Foi por isso que selecionamos 7 dicas para garantir que você vai pesquisar no Google e encontrar exatamente o que precisa.
1) Achar algo específico
Vamos supor que sua dispensa está cheia de trigo prestes a vencer. Você já deve estar cansado de tudo que sabe fazer com ele e mesmo assim parece que não acaba. Você deseja variar as receitas que sabe para utilizar o produto antes que estrague.
Se pesquisar no Google por ‘receitas com trigo’, ele mostrará receitas e também qualquer assunto relacionado ao trigo. Então, para ser mais específico, você precisa fazer uma busca usando os termos mais importantes, como se fossem palavras-chave, e os colocando entre aspas, “receita” e “trigo”. O resultado para variar no seu cardápio será assim:

2) Excluir o que não precisa
Mas se você é intolerante a lactose, qualquer receita que envolva leite é completamente inútil. Então é necessário excluir da pesquisa as receitas que envolvam ingredientes com lactose, e para isso basta digitar os termos de buscas e usar o sinal de ‘-’. Sua pesquisa ficaria assim:

3) Procurar em um documento
Você lembra de um livro de receitas que viu de graça na internet e nele tinha uma receita que você gostaria de preparar. Você não lembra o nome do livro, só lembra qual era o formato do documento digital e que tinha receita com trigo. Então sua busca precisa ser realizada com os termos e ‘filetype:’ seguido pelo tipo de arquivo para encontrá-lo, assim:

4) Em um site específico
Você achou o livro e viu que a receita está muito complicada nele. Então decide procurá-la no seu site favorito de receitas, mas ele não tem uma boa ferramenta de pesquisa interna. Você pode utilizar o próprio Google para pesquisar em qualquer site. Basta adicionar os termos de busca mais ‘in site:’ seguido pelo endereço que você deseja para obter os seus resultados. Sua pesquisa será assim:

5) Procurar algo que você não lembra
Na hora de cozinhar a receita do seu agrado você decide ouvir música. Para montar sua playlist você quer colocar uma canção que gosta, mas não lembra o nome, somente pedaços da letra. Então você precisa substituir o termo que não lembra por ‘*’ e assim realizar uma pesquisa para descobrir qual é a canção que não pode faltar durante sua aventura na cozinha:

6) O que as pessoas falam
Descobrir o que as pessoas falam sobre um determinado assunto ou onde ele foi falado não precisa ser somente em uma rede social específica, você pode usar o Google para opiniões de todas as redes. Essa função serve propriamente para a busca de hashtags, e com isso aproxima resultados do seu interesse, como aquele programa de culinária que você gosta. Basta usar ‘#’ no termo que você precisa:

7) Menções e interações
Na internet as pessoas podem até interagir com seus ídolos através das suas redes sociais. E pode até parecer impessoal, mas tentar uma interação com seu cozinheiro favorito pode lhe render algumas boas dicas para usar na cozinha. Basta usar um ‘@’ antes do nome para descobrir quais os canais oficiais para interagir e poder acompanhar o que ele compartilha nas suas redes, exatamente desse jeito:

E você achava que buscar no Google era simplesmente abrir a página e digitar o que precisava, não é? Agora sim você poderá se considerar um verdadeiro desbravador da internet.
Agora que já conhece nossas dicas de pesquisa, que tal obter o seu diploma do ensino superior pela internet e sem precisar sair de casa? Clique no link abaixo e saiba como: