Tecnologia e meio ambiente: equilibre sua rotina com 5 dicas
Tecnologia e meio ambiente não costumam andar sempre juntos, mas com uma rotina cada vez mais tecnológica já passou da hora de começarmos a fazer com que ela trabalhe para o bem do planeta.
O carvão, fonte de energia não renovável, foi o grande combustível da Revolução Industrial, contudo o seu alto grau poluente demandou novas fontes sustentáveis de energia, incentivando uma revolução tecnológica que promova a sustentabilidade.
Confira 5 alternativas para uma rotina mais sustentável que a tecnologia tornou possível:
Energia solar na sua rotina: união da tecnologia e meio ambiente
O investimento em instalação de placas de energia solar em residências cresceu em mais de 400% no Brasil em 2018, incentivada em parte por subsídios das próprias companhias distribuidoras de energia, interessadas em investir no mercado de energia renovável.
Apesar de todo avanço, as placas solares ainda possuem um custo alto. As iniciativas das companhias de energia aponta uma importante mudança de pensamento, e indica a tendência de diminuição do custo de instalação das placas.
Quando o investimento é feito pelos consumidores sem subsídio das companhias, ainda sim o custo-benefício é observado, através da economia na conta de luz.
O crescimento dos adeptos dessa fonte de energia sinalizará cada vez mais para as indústrias os motivos pelos quais elas precisam produzir esse item em larga escala, o que significa uma diminuição do preço das placas.
Optar pela energia renovável também significa adotar modelos de carregadores e baterias portáteis que funcionam à base de energia solar.
No Brasil, a maior responsável por inserir no mercado diversas soluções com energia fotovoltaica é a empresa EcoSoli. No site você encontra soluções que vão desde carregadores de celulares até carros elétricos, além de bolsas e mochilas.
Que tal estocar vento?
Brincadeiras à parte, outra solução em termos de energia renovável é a energia eólica.
No mercado internacional já é possível encontrar soluções para produzir energia o suficiente para sustentar uma casa inteira, e até mesmo armazenar para períodos onde não haja vento.
Caso você esteja curioso sobre ter a energia eólica alimentando a sua casa, o Instituto Ideal preparou um guia ilustrado para tirar todas as dúvidas.
O Brasil já possui mais de 600 parques eólicos, segundo dados de 2019 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), e a energia eólica já ocupa o posto de segunda maior fonte para geração de energia elétrica.
Vale lembrar que a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL possui um regulamento específico para a Geração Distribuída, como são denominadas as residências que, além de gerar para si próprias, queiram distribuir o excedente gerado para a rede pública de eletricidade.
Unindo tecnologia e meio ambiente: descarte correto de materiais
Quando falamos em equilibrar tecnologia e meio ambiente não estamos falando apenas do consumo de energia.
Existem hábitos que podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente. Nesse quesito, podemos dizer que a coleta seletiva de lixo é um dos principais pontos para diminuir o descarte incorreto de materiais.
Mas como a tecnologia pode ajudar nisso?
Existem diversos aplicativos que podem ajudar na hora de descartar corretamente o seu lixo, permitindo desde o cadastro de catadores e/ou cooperativas de reciclagem da sua região, ou registro do início de pontos inadequados de descarte, garantindo que os responsáveis atuem diretamente nesses locais.
Escolha a melhor opção para você:
App disponível para Android e iOS, que permite cadastrar catadores, ampliando o alcance desse trabalho que é um dos mais valiosos para diminuir o descarte incorreto dos materiais recicláveis.
O app criado pelo Movimento Plástico Transforma indica locais mais próximos para descarte de plásticos, e os tipos recebidos por aquele ponto de coleta.
A Tetra Pak criou um mapa que mostra pontos de coleta, principalmente, de embalagens longa vida, que mostra tanto cooperativas quanto locais que compram esse tipo de material.
>>> Dica Bônus <<<
Traduzido como Partir o Pão, o app permite que você doe tudo o que tem utilidade, mas não mais para você. É possível doar alimentos, medicamentos, artigos infantis, móveis, eletrônicos... O app estimula uma consciência crítica sobre o que se consome, e sobre como aquilo que não tem mais utilidade para você pode ter para outra pessoa. Já imaginou quanto descarte é evitado com o uso desse app?
Somente Madeira Legal
Até como você escolhe as coisas para a sua casa tem importância para o meio ambiente. A prática de exigir o Documento de Origem Fiscal (DOF) já é comum entre quem vai comprar madeira para construir ou reformar. Afinal, é ele que garante a origem legal do material.
Com a tecnologia é possível consultar no site do Instituto BVRio se o número do lote é realmente legalizado.
No estado de São Paulo existe o Madeira Legal, projeto que tem a intenção exclusiva de inibir o consumo ilegal de madeira da Amazônia.
Diminua ao máximo o uso de plástico na sua vida
Seja no mar, seja na terra, o impacto do descarte incorreto do plástico tem colocado várias espécies na rota da extinção, incluindo a nossa.
Por conta disso, várias entidades ao redor do mundo estão adotando e estimulando iniciativas a fim de zerar o consumo de plástico na rotina da vida humana.
A eCycle é uma marca que tem a missão de estimular e divulgar toda informação possível que seja útil para que pessoas e empresas vivam de forma mais consciente.
Algumas dicas são mais conhecidas, como usar caixas de papelão ou ecobags no supermercado, trocar canudinhos de plástico por alumínio e diminuir o uso de garrafas pet. Além delas, no portal eCycle você descobre quais tipos de plástico existem, quais são passíveis de reciclagem e quais você deve fugir.
Se mudarmos os nossos hábitos de consumo as indústrias precisarão seguir essa tendência, então cada mudança de atitude importa.
Até mesmo a mudança de pequenos hábitos estimula grandes mudanças, e essas 9 dicas para uma rotina mais ecológica podem ajudar: